quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Dia dos pais ou uma carta a um não-pai

Alexandre,

Gostaria de poder te escrever e te desejar um lindo dia dos pais. Queria desejar que você continuasse sendo um pai dedicado, amoroso e exemplar pra nosso menino, mas infelizmente não posso fazer isso.

Afinal, você foi por bem pouco tempo o pai que eu sonhei um dia que meu filho teria. É bem verdade que o pai que eu imaginava pro meu filho nunca passou perto do que você sempre foi como pai. E, por isso, muito provavelmente nunca esperei que você fosse ser este pai que um dia eu sonhei que meu filho teria. Aliás, o sonho a respeito desse pai se deu ou se dava antes mesmo de a gente se conhecer. Depois de me casar com você e até mesmo de desejar ter um filho, e neste caso já incluía no sonho você como pai afinal era uma condição sine qua non, eu sabia que meu filho não teria o pai dos meus sonhos. E não porque você não pudesse se tornar um pai incrível, mas porque você tinha uma histórico muito complicado e de ausência com outro filho e, infelizmente, eu não sou do tipo de mulher que acredita que com ela vai ser diferente. Por isso, desde sempre, eu já sabia que ia ser igual: que você pouco se importaria com o Arthur da mesma maneira que você pouco se importa/importava com seu outro filho.

Se eu quiser, eu também posso explicar e justificar estes fatos pelas coisas que sei, vi e vivi com você ao longo destes anos. No entanto, a falta de amor que eu sei que você teve por parte de seus pais e que você sente falta, para mim nunca vai justificar a falta de amor que você atribui aos seus filhos. Para mim, uma pessoa carente de amor não deixa de dar amor, pelo contrário, dá amor em exaustão. Pelo menos, na minha opinião. Afinal, se você não gosta de uma coisa é natural que faça o contrário dela.

Já que eu não posso desejar que você continue sendo incrível como pai, desejo que você cresça como pessoa e que você amadureça para quem sabe um dia poder ser realmente pai. Desejo que você reconheça a importância de um pai antes que o seu não possa mais estar presente e a tempo de você mesmo poder sê-lo.

Você já tem perdido coisas incríveis em relação ao desenvolvimento e crescimento do Arthur e você nunca mais terá a oportunidade de vê-lo crescer e se desenvolver e se formar como pessoa, como homem. Você já perdeu tudo isso uma vez e perde mais um vez com o Arthur.

No dia das mães você me escreveu uma carta relatando justamente o quão tarde você descobriu a importância da sua mãe e de uma mãe na vida de uma pessoa. Espero que também não perceba tarde demais a importância de um pai na vida de seus filhos.

Desejo, então, que você não satisfaça meus sonhos e nem meus planos e desejos. Desejo apenas que você possa ser mais pai é mais presente na vida dos seus filhos, afinal existem todos os tipos de pais e você não precisa se encaixar em nenhum padrão ou continuar atendendo aos meus anseios. Desejo apenas que seja o pai que seus filhos precisam, na medida exata que eles necessitam para crescerem felizes, saudáveis, amados, seguros e com lembranças incríveis do que viveram com você .

Nenhum comentário:

Postar um comentário